<

DENDROCRONOLOGIA

A Dendrocronologia é um processo de datação que utiliza a examinação dos anéis de crescimento anual em árvores. Com a utilização deste método, a data de criação de uma obra de arte pode normalmente ser estabelecida com uma margem de erro de um ano.

Esta técnica é particularmente valiosa quando aplicada à pintura antiga. Artistas como Cranach, Raphael, Dürer ou Giotto pintavam sobre painéis de madeira. Até ao século XVII, a madeira era o suporte típico da pintura.

Em climas temperados, as árvores criam todos os anos uma nova camada de madeira sob a casca. Em anos bons, essa camada é espessa; em anos de seca, ou de calor ou frio excessivos, a camada é fina.

Existem amostras que permitem o cruzamento dos dados de anéis para quase todas as árvores. O referente cronológico é feito a partir de uma série de árvores progressivamente mais velhas, cujos padrões dos anéis vão sendo sobrepostos. Para assegurar a maior precisão, numa amostra devem existir um mínimo de cem anéis.

Há dados dendrocronológicos particularmente bons para carvalhos da Europa Ocidental e da América do Norte. Em Inglaterra, as cronologias mais antigas remontam a 5000 a.C..

Para saber mais sobre este serviço, contate-nos:

 

POR EMAIL: info@artexpertswebsite.com
TIPICAMENTE, RESPONDEMOS ÀS QUESTÕES NO PRAZO DE 24 HORAS